Buscar
  • AD Philadelfia

Jovens vivendo em família

Atualizado: 8 de Ago de 2019

Tema: PARA QUE SERVE A FAMÍLIA - Salmo 128 | Escrito por Pr. Roberto Inácio

Introdução

Há muitas forças mudando o cenário da família. Há muitas

vozes lá fora dizendo que a família acabou, que não é mais relevante, que está ultrapassada, que é uma coisa do passado.

A família não acabou. Ela está apenas fragilizada e necessita ser fortalecida. Na televisão eles raramente mostram uma família normal em nossos dias. Eles têm todos os tipos de aberrações, mas apresentar uma família normal, só muito raramente.

O que a Bíblia tem a dizer acerca da família?

Aprenda duas coisas:

 A família foi ideia de Deus. É instituição dele, de tal maneira que ela sempre existirá, pois foi inventada para ser os blocos que constroem a sociedade. Deus criou Adão, colocou-o em um ambiente perfeito. Adão tinha tudo o que queria, mas Deus disse: "Não é bom que o homem esteja só." Isto ainda é verdade seja você casado ou solteiro. Pessoas foram feitas para pessoas. Nós precisamos de relacionamentos. Seja você casado ou solteiro, você precisa ter um relacionamento profundo e ter pessoas que se preocupem com você. O homem não foi feito para ficar sozinho. Por isso Deus criou a família. Depois Ele olhou e disse: "Agora é bom."

Para que serve a família?


1. PARA SER UM ABRIGO NAS TEMPESTADES

Todos enfrentamos tempestades na vida porque a vida é difícil. A chuva vêm sobre nós e derrama tudo sobre nós. Nós somos inundados e atravessamos tempos difíceis. As coisas nem sempre são do jeito que planejamos. Nós precisamos de um lugar de estabilidade, proteção e segurança.

Pv. 14.26 - "No temor do Senhor há firme confiança, e os filhos terão um lugar de refúgio."

A Bíblia diz que Deus criou a família para ser um abrigo nas tempestades.

Existem muitas: Tempestades financeiras, físicas, emocionais, intelectuais, morais.

Mudanças são uma tempestade. Todos passamos por mudanças na vida. Enfrentamos doenças, morte, formatura na escola, mudamos de emprego, mudamos de residência. Quando as mudanças da vida acontecem, precisamos de um refúgio contra a tempestade.Fracassos são uma tempestade. Você não será sempre um vencedor na vida. Você perde algumas vezes. Você não recebe a promoção que estava esperando no trabalho, você recebe um "zero" na escola, etc. As coisas não acontecem às vezes como planejamos. Podemos lidar melhor com os fracassos na vida se pudermos chegar em casa e ter alguém que nos abrace e que os conforte, onde haja um abrigo nos dias de tempestade. Ec. 4.9-10 - "Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho. Pois se caírem, um levantará o seu companheiro, mais ai do que estiver só, pois caindo, não haverá quem o levante." Os membros da sua família torcem por você e são seus fãs, mesmo quando seu time perde. Eles são um abrigo durante a tempestade.Rejeição é uma tempestade. Esta é provavelmente uma das tempestades mais difíceis que temos na vida. Nós odiamos sermos rejeitados, diminuídos, ridicularizados e criticados. Alguém disse algo sobre você que o machucou. Se você não tem alguém em casa que possa reafirmar você, dizer algo positivo a seu respeito, isto pode causar uma ferida emocional que dura a vida toda. Nós precisamos de um abrigo contra a tempestade quando as pessoas nos diminuem e nos rejeitam.

Muitos de vocês lembram da dor de terminar um namoro. Quando você atravessa um período de rejeição você precisa de um abrigo na tempestade. Você necessita de alguém que cuide de você. O ideal de Deus é que os lares sejam abrigos em tempos de tempestade.


2. PARA SER UM CENTRO DE APRENDIZADO PARA A VIDA.

Se você não está aprendendo com a sua família você está perdendo muito. A Bíblia diz que a família precisa ser um centro de aprendizado. Você aprende as habilidades básicas para a vida: Como andar, falar, comer, tomar banho, todas as habilidades básicas da vida você aprende no lar.

Sl. 144.12 (Na versão da Bíblia na Linguagem de Hoje) -"Que na sua mocidade, os nossos filhos sejam como plantas viçosas, e que as nossas filhas sejam como colunas que enfeitam a frente de um palácio." A Bíblia às vezes compara o lar a um jardim . É um lugar onde as pessoas crescem, um jardim de crescimento das pessoas.

Lc. 2.52 - "E crescia Jesus em sabedoria, em estatura e em graça diante de Deus e dos homens." Jesus crescia de quatro maneiras: sabedoria, isto é crescimento intelectual, em estatura, isto é, crescimento físico, em graça diante de Deus, isto é, crescimento espiritual e em graça diante dos homens, isto é, crescimento social. E este deve ser o alvo para a sua família, que eles cresçam em quatro maneiras diferentes: intelectualmente, fisicamente, espiritualmente e socialmente.


Há três coisas que você não vai sair de casa sem elas.

1. Relacionamentos - Você aprende a se relacionar com pessoas em sua casa. Bem ou mal, certo ou errado, eficientemente ou ineficientemente, sua felicidade depende de sua habilidade de se relacionar com outras pessoas. Você aprende isso em casa. Por isso é que é tão importante que aprendamos bons relacionamentos em casa. Relacionamentos valem a pena ser mantidos.

2. Caráter - Muito do que você é, você basicamente herdou de seus pais. "Tal pai tal filho". Caráter é apanhado (como numa gripe) e não ensinado.

3. Valores - Pense acerca de todas as coisas que aprendemos em casa: a respeito de trabalho, sexo, tempo, dinheiro, Deus, outras pessoas. Nós aprendemos acerca do que é realmente importante para nós - nossos valores.

Sua família é uma retransmissora de valores. É como se fosse uma corrida de bastões. Você está passando o bastão aos seus filhos e eles irão passar o bastão à próxima geração e assim por diante.

Você mesmo tem sido influenciado não apenas pelos seus pais, mas também pela influência que eles receberam e pela influência que estava nos pais deles e assim por diante.


3. UMA FAMÍLIA É UM LUGAR PARA BRINCAR

É um local para diversão, um abrigo para a felicidade, um lugar para descansar e festejar, um lugar para se divertir. É um lugar para deitar, relaxar, acalmar-se e aproveitar a vida. É isto que falta em muitos lares. Muitos lares chegam ao ponto de serem um centro de aprendizagem e o pai pensa que o centro de aprendizagem é um quartel e ele é o sargento.

Você já viu esta expressão: "A família que ora unida, permanece unida" ? A família que brinca unida permanece unida. Há muitos lares em que o problema básico é que eles precisam descontrair! Isso começa com os pais. Descontraia e se divirta com as suas crianças. Relaxe e aproveite.


4. PARA APRENDER A SERVIR A DEUS E AO PRÓXIMO.

Você provavelmente nunca pensou na sua família como um time ministerial que trabalha junto à serviço de Deus. Mas isto vai unir a sua família e trazer grande alegria como nada mais pode trazer neste mundo se você tiver alguns projetos para servir a Deus juntos.

Se a sua família já é cristã, o que você deve fazer? Transforme-a num time de serviço a Deus. Como? Um projeto familiar prático é simplesmente exercer a hospitalidade. A Bíblia diz que essa é uma tarefa cristã. Romanos 12.13 - "Repartam com os irmãos necessitados o que vocês têm e abram as suas casas ao estrangeiro." Isto era tão comum na igreja! Pessoas convidavam outros, elas estavam sempre indo a casa de outras pessoas para o jantar.

Este é o ideal de Deus. Hoje nós apenas arranhamos a superfície do que é o plano de Deus para a família. Não há famílias perfeitas porque não existem pessoas perfeitas. É como uma igreja, se você algum dia encontrar a igreja perfeita, não seja parte dela, pois não será mais perfeita! Meu pensamento é que todas as famílias precisam ser fortalecidas.


Aprendamos duas coisas:

1. Não desconte ou ignore os parentes que você tem irmãos, irmãs, mães, pais, quem quer que seja que esteja vivo neste ponto de sua vida. Não ignore sua família!

2. Entenda que, como crente, você é parte de uma grande família que, em Gálatas 6.10, está se referindo à igreja. A igreja é chamada de "a família dos crentes". Esta é apenas uma família maior, um expressão maior do que deveria estar acontecendo em nossas famílias menores. Comprometa-se com sua igreja local.

Tudo o que Deus disse para fazer na família natural, biológica, nós temos que fazer como igreja. A igreja há de ser um abrigo contra as tempestades, um centro de aprendizado para a vida, um lugar onde você se diverte e tem comunhão e uma plataforma de lançamento para o ministério. Se você não tem uma família natural próxima onde você vive, faça desta igreja a sua família.


Escrito por Pr. Roberto Inácio

36 visualizações

© 2020 por Marcos Rangel. Todos os direitos reservados.